quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Resenha: A Culpa é das Estrelas - John Green

Escolhi inaugurar essa nova fase do IWITS com um livro maravilhoso e sem dúvida está no topo dos meus favoritos. Mas escrever qualquer coisa sobre A Culpa é das Estrelas é muito difícil, mas juro que vou tentar fazer o meu melhor.

Bom, A Culpa é das Estrelas conta a história de Hazel, uma garota de 16 anos, inteligente, carismática e fofa. Mas acontece que Hazel tem câncer em um estágio bem avançado,  e está viva por tempo indeterminado graças a um remédio milagroso, que ainda está em fase de testes. Ela também precisa ficar ligada a um cilíndro de oxigênio para conseguir respirar.
E um belo dia, a mãe de Hazel sisma que ela precisa fazer amigos e insiste para que a garota frequente um grupo de apoio às crianças e adolescentes com câncer.
Lá, ela conhece Augustus, um garoto lindo, inteligente, cheio de metáforas que vira a vida Hazel de cabeça para baixo e faz com que ela comece a se questionar sobre sua condição, sua vida, seu tempo e sua capacidade de amar.
Juntos, eles nos levam a descobrir vários infinitos de sentimentos.

Eu juro que me apaixonei pelo livro na primeira página. Ele é narrado em primeira pessoa pela Hazel e é impossível não gostar dessa garota. John Green foi muito feliz ao enfatizar que a apesar da personagem ter uma doença incurável, ela é uma adolescente como qualquer outra, que tem seu programa de TV favorito, seu livro de cabeceira, se preocupa com a aparência em alguns momentos e, por que não se apaixonar?
Ela também consegue ser ranzinza, reclamona e cativante ao mesmo tempo. E mais uma vez, bato palmas para John Green por conseguir escrever sobre o ponto de vista de uma garota adolescente.
E por outro lado, tem Augustus ou Gus. Um garoto todo charmoso, lindo e super inteligente. Ele parece sempre dizer a coisa certa na hora certa. Não me admira nenhum pouco que Hazel tenha se apaixonado por ele. Ele até convenceu a garota a ir para Amsterdã na busca por respostas de seu livro favorito.

Enfim, com personagens encantadores e uma narrativa gostosa e realista, A Culpa é das Estrelas é recheado de amor, questionamento e metáforas.
Acho linda a maneira como John escreve sobre infinito, dor, amor e sentimentos. Ele conseguiu abordar várias dúvidas e questionamentos meus e me fez perceber que não era a única que pensava daquela maneira.
Eu fui do sorriso às lagrimas em questões de segundos, mas não me entendam mal, não achei o livro triste, mas sim bonito. E também não considero o livro como uma história sobre o câncer, mas sim sobre o amor entre dois adolescentes e a intensidade de seus sentimentos.
Adorei que a editora manteve a capa original que é simples, mas linda.
Recomendo para aqueles que estão dispostos a embarcarem em uma jornada rumo ao infinito.

O livro foi lançado em 2012 pela Editora Intrínseca.

Ah! site do livro no Brasil é a coisa mais fofa! Entrem e entendam um pouco mais sobre John Green e os personagens!

Xx

Now Playing - I want something to live for - The Rocket Summer.




5 comentários:

  1. First, amei o now playing. Amo essa música demais demais demais!

    Ó, da próxima vez, quero um post maior tá? Sou chata mesmo e já começo fazendo crítica. HAHAHAHHAHAHA.

    Mas o fato é que quanto mais você fala desse livro e do John, mais eu fico ansiosa pra ler. FATO. To ficando nervosa já pra terminar Clube da Luta. hahahahha
    Assim que eu ler, aguente porque vou desabafar tudo com você, migs! hahahhaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Só que lê "A Culpa é das Estrelas" sabe como é difícil falar sobre a estória. Com certeza, este é o melhor livro do ano. Jonh Green soube inovar no diálogo com os jovens, afinal, eles fazem parte de um público cada vez mais longe das estantes de livros e bibliotecas. Falar sobre o amor chama atenção, porém Green vai além, e prende qualquer atenção. Bom, você sabe que eu sou suspeito para fazer qualquer comentário.

    Quero ver esta seção do seu blog maior que as prateleiras de estórias e sonhos, que você tem em casa :). Belo começo.

    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Awwwww Thanks Best! Fiz o melhor que eu pude!

    ResponderExcluir