segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Silence of the city.

Antes de mais nada, queria falar que esse post é especial. Vou relatar minha experiência (ÚNICA) da visita ao memorial do "famoso" atentado ao World Trade Center no dia 11 de setembro.

Combinei com uma amiga minha de ir no memorial no aniversário de 10 anos da tragédia.
Sim, estava com um medinho, mas também queria muito presenciar a movimentação do lugar justo nesse dia.
Ouvi pessoas falarem que tinham policiais por toda parte, revistando todo mundo e essas coisas todas ante-terrorismo.
Porém, achei muito mais tranquilo do que eu imaginava. Tinham alguns policiais nas ruas sim, mas nada de muita paranóia.
Então tivemos a (infeliz) idéia de ir andando da Grand Central até o Memorial (o que dá mais ou menos SEIS QUILÔMETROS!).
JURO QUE NUNCA ANDEI TANTO NA MINHA VIDA! Mas também foi gostoso andar por um lugar mais sossegado em Manhattan. Passamos pelo East Village, China Town e Soho.
Mas o que menos gostei foi Chinatown. Sem querer falar, mas ô lugarzinho sujo e feio.
Anyways... andamos, andamos e andamos.
Quando chegamos perto do lugar, vimos uma certa movimentação. O número de policiais aumentou, assim como o número de pessoas nas ruas.
odiei o fato de que um monte de gente estava vendendo livros de fotos, CD's e DVD's contando a história do ataque, que por sinal, todo mundo já sabe de cór.
Mas fazer o que.... sempre tem alguém querendo ganhar dinheiro às custas da desgraça alheia.
Enquando andava, sentia uma sensação muito estranha. Apesar do barulho, ouvia-se um grande silêncio e eu sentia meu coração cada vez mais apertado.
Fiquei muito comovida ao ver a St. Paul's Chapel cheia de fitinhas brancas penduradas nas grades ao redor.

St. Paul's Chapel.

Estavam dirtribuindo as fitinhas para quem quisesse escrever uma mensagem e pendurá-la.
E lá fui eu escrever a minha e deixar a minha "marquinha" nessa homenagem tão bonita.

Eu pendurando minha fitinha branca.

Parece estranho, mas não precisei nem pensar no que escrever. Peguei a caneta e minha mão escreveu quase que sozinha as seguintes frases:
"There would be an answer." e "All we need is love."
Porque o ataque às torres foi algo tão horroso que as vezes não consigo entender os "motivos", se é que eles existem.
E como o mundo seria muito melhor se todos dessem mais importância ao amor.
Eu sei, eu sei.... ficou bixinha, mas é o que eu sinto, poxa... haha
Continuando....
Quando cheguei no EXATO lugar onde haviam as Twin Towers, meu coração apertou novamente e comecei a pensar que dez anos atras eu tinha 11 anos e havia acabado de chegar da escola quando assisti a notítia dos atentados no Jornal Hoje.
Na época, não entendi direito o que era e por qual motivo aquilo tudo acontecera. Mas ao longo desses dez anos comecei a  "entender" o que realmente acontecera e o impacto que os ataques causaram no mundo todo.
E exatos dez anos após essa tragédia, lá estava eu. Na mesma hora e no mesmo lugar dos atentados de 11 de setembro. Dez anos atrás, NUNCA imaginaria que um dia pudesse estar ali.
Senti uma dor profunda por todos o que morreram.
New York é uma cidade tão acolhedora, que vocês não têm idéia. É impossível não se sentir em casa andando por aquelas ruas.
E é por isso que fiquei tão triste. Senti tristeza pelos que sofreram e senti tristeza pelo fato de que um lugar que eu gosto tão teve que passar por um momento tão difícil e triste como esse.

Não vou citar dados políticos, nem recontar essa história que todos já estão cansados de ouvir.
Muito menos dar minha opinião sobre os fatos.
Esse post foi especialmente para dividir tudo o que eu senti ao visitar o September 11th Memorial.

Bommm.... é isso.

Comentem, PLEASE!!!!

Xx

#NowPlaying - Danny Jones - Slence of the city.



5 comentários:

  1. Hello, Camila!!! Eu sempre adoro seus posts, justamente pq vc coloca o que sente nele!!! Esse em especial... eu imagino o que vc deve ter sentido, e e me lembro do dia que tudo aconteceu, tb tava voltando da escola... dez anos... como o tempo passa! E justamente pq o tempo passa eh q as pessoas conseguem ir visitar o lugar, embora com um silencio talvez triste, mas de esperanca... de que as coisas podem caminhar depois de algo ruim!! Enfim ... ah... enquanto eu escrevia o post minha amiga chinesa (que foi visitarNY) vei me trazer uma lembrancinha dai!!! Q coincidenciia!!! Miss u!!! bj

    ResponderExcluir
  2. Aaahh que foda! Adorei as frases que você colocou. Não tem nada de bixa não! hahahah Deve ter sido muito emocionante mesmo...
    Eu lembro EXATAMENTE da cena: eu tava na aula da Dona Cristina e começou mó bafafá na escola falando de atentado terrorista..e eu não fazia ideia do que eles tavam falando. Foi bem marcante mesmo.
    Ahhh, dica: se vc ainda não viu, assiste Friends With Benefits! Eles mostram várias coisas lindas de NY :)
    Bjo floooooooor, saudades!
    :*

    ResponderExcluir
  3. Oi Florrrrr

    Saudades mais do q nunca já que temos nos falado menos que o normal =(

    Mas vou comentar só duas coisas:

    * Chinatown pelo jeito é sempre horrível hahahaha

    * Mto legal vc descrevendo o lugar e as sensações ao ver as homenagens e o memorial.... as mensagens foram as melhores, viu!

    Bjão, fica com Deus!
    Se cuida... Saudadonas!

    ResponderExcluir
  4. OMG! Essa música do Danny e a data tem tudo a ver (será que é pq ele escreveu por causa disso? deve ser....).

    Meu eu tbm achava q era super tenso e cheio das seguranças na rua nessa data (algo do genero como se o presidente tivese ali, sabe?), foi interesante e bem esclarecedor ver um pronto de vista diferente disso tudo! :)

    Esse é o tipo de emoção que eu não sei se consigo imaginar como foi pra vc, mas tenho certeza que foi muito intenso!

    Me lembro perfeitamente deu chegando em casa e vendo em todos os canais os aviões atingindo as torres.... triste.

    Nesses dias todo mundo deve pensar "wake me up when september ends"...

    :*

    ResponderExcluir
  5. Na época, também escrevi sobre o memorial. Se escrever já foi intenso, imagino como foi para conhecer e sentir um pouco de um episódios mais tristes pelo qual passamos.

    :*

    ResponderExcluir